terça-feira, 29 de março de 2016

Relâmpago


Você já se perguntou o que é, e o que causa um relâmpago?                                 

E já imaginou o porquê de só se ouvir o trovão depois do raio?!

Se você tem essas dúvidas, nós vamos esclarecer essas ‘interrogações’ que vivem em nossas cabeças.

As tempestades são formadas por água e calor; quando bolsas de água são aquecidas pelo sol se transformam em vapor e então sobem. Enquanto elas ganham altura, o ar a sua volta fica mais frio e a pressão atmosférica diminui, a umidade esfria e condensa para formar nuvens; e isso acontece na formação de todo o tipo de nuvens, mas para criar um raio ele precisa ir além disso.

Quando as condições estão certas, com água e calor o bastante para dar continuidade ao sistema, as nuvens que eram pequenas crescem e se unem formando nuvens maiores, sempre subindo.

Algumas das gotas de água são grandes e pesadas demais para a corrente de ar ascendeste sustenta-las acabam em forma de chuva, mas as fortes correntes de convecção elevam as menores gotículas cada vez mais alto até a parte de cima da nuvem, onde é mais frio, e lá elas congelam formando pequenos cristais de gelo. No topo da nuvem elas se espalham horizontalmente tomando formato de bigorna e mais água congela nas partículas de gelo formando granizo, que passa de volta através da nuvem. O granizo por sua vez, cai através das correte de partículas menores em ascensão causando milhares de minúsculas colisões. Cada umas dessas colisões derrubam elétrons dos cristais de gelo que estão subindo e dando a eles uma carga elétrica positiva enquanto o granizo que está caindo fica carregado negativamente, então toda a nuvem fica eletrificada como uma pilha gigante; positiva encima e negativa embaixo. Quando tudo isso ocorre, uma enorme correte elétrica atravessa o ar para neutralizar as duas cargas e assim nasce um raio. A luz transmitida por esse raio, dentro ou fora da nuvem, é o que nós chamamos de relâmpago, e o trovão é o som causado por uma espécie de explosão que acontece quando a atmosfera envolta do raio superaquece.

Quanto a nós só ouvirmos o som do trovão após o relâmpago; isso acontece por que a velocidade da luz é maior do que a velocidade do som, sendo assim, os dois ocorrem ao mesmo tempo, porém a luz do relâmpago chega primeiro à nossa percepção.

 ---> Referência: https://www.facebook.com/UniversoInteligente/videos/626733617485803/

Componentes: Aitan Ferreira; Adrielle Correia; José Victor; Vitor Oliveira; Weslei Souza e Yuri Fernando

Um comentário:

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *