quinta-feira, 3 de março de 2016

Carregadores Alternativos

Carregadores Alternativos


Imagina você numa praia, conversando com aquele gatinho, ou gatinha pelo celular, e seu celular já pediu carga uma, duas, três vezes, e na terceira vez ele desliga bem na hora que o gatinho(a) pediu para ficar contigo, e aí bate aquele desespero: “e agora? o quê eu vou fazer? Será que ele vai achar que eu não o quero?”



Outra situação pode ocorrer enquanto você está em algum local isolado, fazendo uma caminhada, acampando, ou algo do tipo. Você está conversando com alguém, e essa pessoa te pede uma imagem que você prometeu enviar para ela, mas aí teu celular descarrega, e ao redor não há nenhuma tomada, nada. É nesses casos que o carregador alternativo "SLXTREME" pode se encaixar e resolver teu problema.



Mas é aí que entra os Carregadores Alternativos: Eles são nada mais, nada menos que um carregador sem fio, ele tem uma grande utilidade para você, meu amigo, minha amiga que estava na praia, na floresta, conversando com aquele gatinho, ou gatinha pelo celular, e do nada o celular descarregou, e você super chateado pela conversar ter acabado nas melhores partes.



O segredo por trás do sistema dos carregadores sem fio é um fenômeno da física chamada “indução” que transforma uma corrente elétrica, ou seja, a energia que sai da sua tomada em um campo magnético. O funcionamento é semelhante ao que é utilizado para transmitir informações para rádios, celulares e TV’s, e até redes sem-fio, com a diferença de enviar energia, no lugar de dados.

Porém, não basta deixar seu aparelho em contato com o campo magnético para que ele comece a ser carregado.

Para que essa transmissão de energia ocorra, tanto a fonte de energia quanto o receptor devem possuir um dispositivo chamado “indutor”, que faz com que ambos os aparelhos “vibrem” na mesma frequência.
Isso quer dizer, que pelo lado bom, o campo gerado pela indução é inofensivo, a não ser que você esteja conectado a um indutor. Entretanto, isso também significa que seus gadgets provavelmente vão precisar de um dispositivo desses acopladas a eles para que carregue sem fio.



*Agora, alguns exemplos desses carregadores:

1
Use uma turbina eólica. Uma pequena turbina eólica poderá ser uma maneira excelente para carregar o seu telefone. Existem várias opções novas sendo vendidas pela internet.
·         Conecte a turbina eólica com o seu telefone. Siga as instruções do fabricante e faça a conexão entre a turbina eólica com o seu telefone.
·         Carregue a bateria do seu telefone. Assim que a turbina eólica estiver conectada ao seu telefone leve-a com você quando estiver andando, correndo, ou andando de bicicleta; como alternativa, se estiver ventando, poderá apenas levar o seu telefone para fora. O vento carregará o telefone, geralmente em cinco a seis horas.


2

Use um carregador solar. Os carregadores solares poderão ser uma maneira fantástica para carregar a bateria do seu telefone, além de também ser ecológica! Existem várias opções de painéis disponíveis para a venda na internet.
·         Deixe o seu carregador no sol. Coloque o carregador solar em algum local sob o sol. Ele armazenará energia para ser utilizada mais tarde.
·         Carregue a bateria do seu telefone. Seguindo as instruções do fabricante, conecte o seu telefone no carregador. Agora você tem energia -- e, se precisar de mais, simplesmente precisará de mais sol!
*Mas como utilizar a energia do sol? Energia solar é um termo que se refere à energia proveniente da luz e do calor do Sol. É utilizada por meio de diferentes tecnologias em constante evolução, como o aquecimento solar, a energia solar fotovoltaica, a energia heliotérmica, entre outras.


Tecnologias solares são amplamente caracterizadas como ativas ou passivas, dependendo da forma como captura, converte e distribui a energia solar. No caso dos carregadores solar, a alta eficiência em converter a energia solar através de silício monocristalino e silício policristalino, permite o acúmulo de energia em uma bateria interna que poderá carregar seu celular mesmo quando não houver sol.


3

Use uma máquina à manivela. Se você estiver querendo um pouco de exercício, poderá utilizar os músculos para carregar o seu telefone! Várias opções estão disponíveis para a venda na internet.
·         Utilize a manivela ou sacuda o dispositivo. Seguindo as instruções do fabricante, gire a manivela ou sacuda a máquina até que tenha coletado energia o suficiente para carregar o seu iPhone.
·         Conecte o seu telefone. Conecte o telefone na máquina e gire mais um pouco a manivela. Geralmente levará entre três a quatro horas para carregar o telefone dessa maneira.


4

Use um carregador para fogueira. Existem vários carregadores que poderão ser conectados nas panelas e frigideiras para acampamento, eles absorvem o calor da fogueira transformando-o em energia. Você poderá deixar a panela na fogueira e conectar o cabo no seu telefone, carregando a bateria, enquanto cozinha o seu jantar.


5

SLXTREME:

Compatível com o iPhone 4, 4S e 5, tem as laterais emborrachadas, carrega pela luz solar e é ideal para quem gosta de fazer trilhas. O acessório é aprova d’água e pode ser utilizado até dois metros de profundidade. A bateria integrada dobra o tempo de vida do celular e é revestida por uma caixa de policarbonato. Aguenta sete horas de conversa e 11 de reprodução de vídeo.


6

Carregadores via vento:

Para iPhone, criado pelo designer holandês Tjeerd Veenhoven, faz exatamente esse papel, basta 6 horas de vento continuo para carregar o celular ou pode colocar perto da janela do carro sempre que estiver dirigindo. Mas o produto não está disponível no mercado.


*Componentes: Eduarda Melo, Fernanda Caroline, Ivan Reis, Maira Mirele, Oséias Victor, Rhanna Emanuelle, Roberto Messias, Stéphanie Silva.
*Disciplina: Física
*Professor: Samuel
*Link do Vídeo: https://youtu.be/Al-R2a8BwJM
*A parte explicativa do assunto foi encontrando neste site:
http://www.tecmundo.com.br/energia/28831-como-funcionam-os-carregadores-sem-fio-.htm

                                                    

Um comentário:

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *