quarta-feira, 13 de julho de 2016

Matriz Energética Brasileiras / Formas Alternativas de Promover a sua Ampliação

*Matriz Energética Brasileira / Formas Alternativas de Promover a sua Ampliação:

Componentes: Fernanda Caroline, Roberto Messias, Rhanna Emanuele, Aitan Ferreira, Eduarda Melo, Stéphanie Silva, Mayra Mirele, Wesley Souza, Alan Santana

3ºANO BM / 302

-Resumo: Neste trabalho, citamos como funciona o sistema de Matriz Energética pelo Brasil, além de citar formas de promover a sua ampliação.

- Palavra chave: Matriz energética, hidrelétrica, fonte de energia.


(Foto: http://www.significados.com.br/matriz-energetica/)

A matriz energética é qualquer fonte de energia que faça determinado objeto que precise de energia funcionar.
Existem vários tipos de fontes de energia, como a gasolina, a madeira, o Álcool, energia elétrica, o petróleo, o sol, vento, água e vários outros tipos, essa fonte é dividida em dois grupos, as renováveis que são as que se renovam, que não se acabam, pois estão sempre se movimentando (gerando) conforme a natureza, como o sol, a água, o vento e outros, as não renováveis que são as não-geradas, podem acabar pois não sendo gerada cada vez mais conforme a natureza como o petróleo, o carvão natural e outros. No Brasil, as fontes renováveis são as mais utilizadas como o Urânio e o Petróleo, a gasolina e o diesel. As Hidrelétricas mais mundialmente, cerca de 80% das fontes de energia são não renováveis, pelas quantidades de rios e mares existentes no Brasil as Hidrelétricas são as mais utilizadas para gerar energia elétrica.

A maior parte da matriz enérgica produzida no país e a energia elétrica, sendo 77,1% produzida por hidrelétricas eólica, e a mais utilizada pelo fato do Brasil ter bastantes mares e rios.

O país tem a maior hidrelétrica do mundo, pois nos anos de 1960 e 1970 tiveram os maiores investimentos na construção de usinas no país, a usina de Itaipu tem a potência de 14 mil MW, com 20 geradores com essa capacidade daria para suprir cerca de 80% de toda energia elétrica do Paraguai.

O Brasil tem cerca de 972 usinas hidrelétricas produzindo em média no total 260 mil MW. Nosso país também produzia 11.250 megawatts de energia a parte biomassa, a usina de Belo Monte será a terceira maior hidrelétrica do mundo com a estimativa de potencia de 11.233 MW ficando atrás apenas da hidrelétrica da China, três gargantas com 22.400 MW e a de Itaipu com 14.000 MW.

O Brasil precisa crescer 42.600 MW nesses próximos 10 anos, para poder garantir o atual cosumo dos brasileiros.
Para bater essa meta, foram estabelecidos a implantação de 144 usinas, produzindo no total 3.299.40MW sendo 1.191,24 MW provenientes de 63 PHs e 27 usinas a base de biomassa com a capacidade de 685,24MW. Segundo o Ministério de Minas, a energia estará garantida de contratação por 20 anos pelas centrais elétricas brasileiras.

*Fontes:

googleweblight.com

2 comentários:

  1. Texto insuficiente!
    E a crise na producão de energia elétrica do Brasil?
    E a análise crítica?

    ResponderExcluir
  2. Texto insuficiente!
    E a crise na producão de energia elétrica do Brasil?
    E a análise crítica?

    ResponderExcluir

Tire a sua dúvida!

Nome

E-mail *

Mensagem *